domingo, abril 22, 2012

Aplicativo: SomNote

Tela principal do aplicativo SomNote.
SomNote

Como havia dito, ando meio viciada em experimentar novos aplicativos de celular. A principal categoria que gosto de vasculhar é a de "Produtividade".

Caçando o que instalar encontrei esse aplicativo que é um armazenador de notas de textos.

Este aplicativo permite a criação de pastas com nomes personalizados e cores diferentes para armazenar suas notas. As notas podem conter apenas textos como também incluir arquivos anexos e fotos.

Uma característica legal é a de possibilitar a inclusão de uma senha, formada de 4 dígitos numéricos, para proteção das suas pastas e notas.

Abaixo está o interior de uma pasta recém criada (vazia) e a tela de senha.

Dentro de uma das pastas criadas.
Dentro de uma pasta
Tela com teclado numérico para inserir uma senha de 4 dígitos.
Tela de senha













As pastas criadas podem ser exibidas em forma de lista ou de ícones grandes, conforme preferência do manuseador. Basta clicar no botão localizado no canto superior esquerdo. Como podem ver, no lado oposto, canto superior direito, está um botão de + que serve para a criação de novas pastas quando do lado de fora das pastas, e para criação de novas notas quando dentro de alguma pasta.

Aqui criei 2 pastas para servir de exemplo.

Os botões são bem "gostosos" de se tocar. Dão a sensação de funcionarem logo que tocamos. Digo isso porque existem alguns aplicativos que demoram um pouco para "funcionarem" fazendo com que a gente fique com a impressão de que não foram "clicados" e a gente fique "clicando" várias vezes imaginando se funcionou ou não.

Abaixo imagem das duas formas de apresentar as pastas: a primeira em forma de lista com o número de arquivos apresentado à direita da pasta, e a segunda forma de listagem, em ícones, que apresenta a imagem de uma pasta com um número pequeno no canto superior direito da imagem da pasta.

Exibe as pastas criadas em lista.
Lista de pastas
Exibe as pastas criadas em ícones grandes.
Pastas em ícones














A fonte escolhida pelos criadores foi bem legal. Eu pelo menos gostei bastante. Não possui serifa (letras com linhas retas sem as "perninhas") e é bem grandona sem ser exagerada, se é que me entendem, hehe.

É possível escolher a cor da pasta a ser criada, mas a variedade não é tão grande assim. São apenas 6 cores: laranja, vermelha, verde, azul, roxa e cinza. Também podemos dar o nome que desejarmos às pastas.

Para deletar uma pasta com seu conteúdo basta deslizar o dedo da esquerda para a direita sobre a faixa da pasta e aparecerá um botão de deletar. Isso quando está sendo exibido em formato lista. O problema está no formato ícone grande. Estou ainda tentando adivinhar como se deleta pastas nesse formato. Até o momento não descobri...


Mostra uma tela de uma nota de texto sendo criada. Possui um botão para incluir anexo ou foto.
Exemplo de nota
Uma lista de pastas coloridas é exibida para escolha junto de um campo de texto para nomear a pasta.
Criando nova pasta














E é claro, por último mas não menos importante, como o símbolo do SomNote dá a dica, essa nuvenzinha significa que o aplicativo permite sincronização de arquivos com os servidores deles. Essa mania de nuvem tá pegando em tudo que é lugar.

Podemos criar, editar e visualizar nossos arquivos e pastas na página web do aplicativo. Assim temos acesso de qualquer lugar.

E claro, também existe uma versão para Android.


Atualização 22-04-2012:
Descobri como se faz para deletar pastas quando estão em modo ícone grande. Na parte inferior da tela você verá 4 botões. Toque no botão da tesoura, esse botão é o Editar. Aparecerá então um X (xis) no canto superior esquerdo de cada ícone de pasta que permitirá a exclusão. E na parte inferior direita aparecerá um botão de lápis para editar as informações da pasta, que nada mais é que alterar o nome da pasta ou a cor dela. Depois de alterar basta clicar no botão "Done".


*** Impressão: Muito bom!

Nenhum comentário: